10 dicas para fazer a limpeza do escritório e mantê-lo impecável

10 dicas para fazer a limpeza do escritório e mantê-lo impecável

Não é novidade para ninguém que manter o escritório limpo é essencial para garantir um bom ambiente de trabalho a todos os colaboradores.

Porém, ainda assim, é comum perder-se no meio deste processo. Desta forma, acumulam-se materiais, papéis, lixo e muita sujidade.

A dada altura os colaboradores veem-se num ambiente desarrumado, atrapalhando a rotina diária de trabalho.

E, este fator por si só, contribui negativamente para a produtividade do negócio.

Já pensou em ter um manual que explique passo a passo como manter o local de trabalho organizado? Se este é o seu objetivo, então está no lugar certo!

De seguida encontrará um check-list completo para fazer uma boa limpeza empresarial. Assim, conseguirá manter o espaço de trabalho limpo, garantindo a todos os colaboradores um local saudável para desempenhar as suas funções.

Escritório: Por que é a limpeza um aspeto tão importante?

Antes de mais, a produtividade é uma das principais razões para manter uma rotina de limpeza.

Estudos pelo mundo apontam que um ambiente de trabalho limpo impulsiona a produtividade dos colaboradores em até 40%.

Outra razão pela qual deve investir na limpeza do escritório é a saúde e bem-estar dos profissionais da empresa.

Isto porque um funcionário chega a faltar até quatro vezes por ano, devido a crises alérgicas e problemas respiratórios.

E, como sabemos, um ambiente repleto de pó é tudo que os ácaros desejam para se proliferarem.

Outro aspeto importante está relacionado com a vida útil dos equipamentos que compõem o espaço. Estamos a falar de computadores, impressoras e telefones, por exemplo.

Afinal, com o passar do tempo, o pó acaba por se acumular no interior destes equipamentos eletrónicos. E isso pode influenciar o seu funcionamento correto.

É necessário adotar uma rotina de limpeza a fim de eliminar o excesso de pó, impedindo que este se acumule e danifique os equipamentos.

Por fim, não podemos esquecer a própria imagem da empresa. Afinal, nenhum gestor deseja receber clientes e fornecedores num ambiente sujo e desorganizado.

Pelo contrário, um ambiente limpo e organizado transparece cuidado, cuidado e eficácia.

Estes são atributos positivos que podem fazer a empresa ser bem vista por futuros parceiros de negócio.

Guia para manter a limpeza e organização do seu espaço de trabalho

Como referido anteriormente, manter o local de trabalho limpo e organizado é imprescindível para o bom funcionamento do negócio. Mas, como fazê-lo corretamente?

Temos 10 dicas que deverá adotar para melhorar a imagem da sua empresa. São elas:

  1. Escolher os produtos certos para a limpeza;
  2. Realizar a limpeza por partes;
  3. Contar com um esforço coletivo para a limpeza;
  4. Criar um cronograma de limpeza;
  5. Ter foco na eliminação do lixo diário;
  6. Não esquecer os tapetes, estores e vidros;
  7. A manutenção do ar condicionado é essencial;
  8. Adotar práticas de sustentabilidade para a gestão do lixo;
  9. Desenvolver um ritual para fugir da acumulação;
  10. Contar com uma empresa especialista em limpeza.

Por fim, ao seguir estas dicas de limpeza e organização, o escritório vai ter sempre um ambiente agradável e propício ao trabalho.

Consequentemente irá proporcionará um aumento da performance de todos os que contribuem para o negócio.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

10 − 8 =

Post comment