10 dicas para fazer a limpeza do escritório e mantê-lo impecável
Não é novidade para ninguém que manter o escritório limpo é essencial para garantir um bom ambiente de trabalho a todos os colaboradores.
Porém, ainda assim, é comum perder-se no meio deste processo. Desta forma, acumulam-se materiais, papéis, lixo e muita sujidade.
A dada altura os colaboradores veem-se num ambiente desarrumado, atrapalhando a rotina diária de trabalho.
E, este fator por si só, contribui negativamente para a produtividade do negócio.
Já pensou em ter um manual que explique passo a passo como manter o local de trabalho organizado? Se este é o seu objetivo, então está no lugar certo!
De seguida encontrará um check-list completo para fazer uma boa limpeza empresarial. Assim, conseguirá manter o espaço de trabalho limpo, garantindo a todos os colaboradores um local saudável para desempenhar as suas funções.
Escritório: Por que é a limpeza um aspeto tão importante?
Antes de mais, a produtividade é uma das principais razões para manter uma rotina de limpeza.
Estudos pelo mundo apontam que um ambiente de trabalho limpo impulsiona a produtividade dos colaboradores em até 40%.
Outra razão pela qual deve investir na limpeza do escritório é a saúde e bem-estar dos profissionais da empresa.
Isto porque um funcionário chega a faltar até quatro vezes por ano, devido a crises alérgicas e problemas respiratórios.
E, como sabemos, um ambiente repleto de pó é tudo que os ácaros desejam para se proliferarem.
Outro aspeto importante está relacionado com a vida útil dos equipamentos que compõem o espaço. Estamos a falar de computadores, impressoras e telefones, por exemplo.
Afinal, com o passar do tempo, o pó acaba por se acumular no interior destes equipamentos eletrónicos. E isso pode influenciar o seu funcionamento correto.
É necessário adotar uma rotina de limpeza a fim de eliminar o excesso de pó, impedindo que este se acumule e danifique os equipamentos.
Por fim, não podemos esquecer a própria imagem da empresa. Afinal, nenhum gestor deseja receber clientes e fornecedores num ambiente sujo e desorganizado.
Pelo contrário, um ambiente limpo e organizado transparece cuidado, cuidado e eficácia.
Estes são atributos positivos que podem fazer a empresa ser bem vista por futuros parceiros de negócio.
Guia para manter a limpeza e organização do seu espaço de trabalho
Como referido anteriormente, manter o local de trabalho limpo e organizado é imprescindível para o bom funcionamento do negócio. Mas, como fazê-lo corretamente?
Temos 10 dicas que deverá adotar para melhorar a imagem da sua empresa. São elas:
- Escolher os produtos certos para a limpeza;
- Realizar a limpeza por partes;
- Contar com um esforço coletivo para a limpeza;
- Criar um cronograma de limpeza;
- Ter foco na eliminação do lixo diário;
- Não esquecer os tapetes, estores e vidros;
- A manutenção do ar condicionado é essencial;
- Adotar práticas de sustentabilidade para a gestão do lixo;
- Desenvolver um ritual para fugir da acumulação;
- Contar com uma empresa especialista em limpeza.
Por fim, ao seguir estas dicas de limpeza e organização, o escritório vai ter sempre um ambiente agradável e propício ao trabalho.
Consequentemente irá proporcionará um aumento da performance de todos os que contribuem para o negócio.