Antes de mais, podemos afirmar que os ácaros são os principais responsáveis pela maioria das crises respiratórias. Principalmente, para quem sofre de asma e rinite, ou ambos.
A temperatura da casa, que geralmente é um pouco mais quente e húmida, favorece significativamente a proliferação destes pequenos seres microscópicos.
Aumentando assim, o risco para a saúde, podendo também agravar alguns sintomas já existentes no caso de doenças das vias respiratórias.
Contudo, o maior problema não são estes aracnídeos em si. Mas sim, as suas fezes. Elas são consideradas um perigo invisível, podendo causar alergias, conjuntivite e as já referidas doenças respiratórias.
Quer saber como eliminar de vez estes minúsculos seres do seu lar? Então está no lugar certo!
Continue a leitura e descubra tudo o que precisa para manter seu lar protegido!
Ácaros: Da família das aranhas
Estes pequenos seres, pertencem à classe dos aracnídeos. E, podem ser encontrados frequentemente dentro de casa, principalmente nos colchões e almofadas.
Existem várias espécies de ácaros. Sendo que, os maiores podem alcançar cerca de 0,75mm. Embora isso seja “grande”, quando se trata destes aracnídeos, embora só possam ser observados através de um microscópio.
Dessa forma, a sua presença acaba por ser normal dentro de casa. Uma vez que os locais quentes e húmidos ajudam na sua proliferação.
Os ácaros podem provocar sintomas como congestão nasal e espirros frequentes. Além disso, costumam causar alergias na pele, provocado comichão e manchas vermelhas.
Os principais sintomas causados por estes seres são: espirros frequentes, olhos a lacrimejar, sensação de pressão no rosto, congestão nasal e tosse excessiva.
Quais as doenças causadas por estes seres microscópicos?
Antes de mais nada, deve saber que estes seres em si não são os causadores das doenças. E sim, os responsáveis por desencadear os sintomas de algumas doenças.
Entre as principais, podemos citar a asma, doença que causa uma inflamação crônica nos pulmões.
Outra doença associada a estes aracnídeos é a rinite alérgica. Esta, caracteriza-se pela inflamação das mucosas que revestem o nariz. Por fim, temos a dermatite atópica, que nada mais é do que o aparecimento de manchas vermelhas na pele.
Como já referimos, podem estar presentes em diversos ambientes. Uma vez que cada espécie possui características e necessidades próprias.
Como manter os ácaros longe da sua casa?
Esta é a principal dúvida daqueles que sofrem com os problemas causados por estes seres.
Contudo, deve saber que existem algumas medidas eficazes capazes de eliminar e evitar a proliferação. Sendo assim, estas ações ajudam a evitar o aparecimento dos sintomas que provocam os problemas de saúde.
Entre as medidas mais indicadas, estão:
- Manter o lar bem arejado e ventilado;
- Limpar regularmente as almofadas e tapetes da casa;
- Lavar uma vez por semana os lençóis, cobertores e forras dos colchões e almofadas;
- Utilizar uma capa protetora nos colchões e almofadas;
- Deixar os colchões e almofadas expostos ao sol;
- Varrer a casa diariamente para evitar a acumulação de pó;
- Evitar cortinas de tecido;
- Na decoração da casa, não utilizar muitos livros e plantas, pois tendem a acumular pó;
Ao colocar estas medidas em prática, conseguirá ver-se livre de forma definitiva dos ácaros. Relembramos também a importância da limpeza recorrente dos filtros do ar condicionado e dos ventiladores da casa.

