5 passos para fazer uma limpeza de tapete impecável

A limpeza de tapete é uma tarefa muito importante em qualquer lar. Contudo, uma dúvida muito comum é como a fazer essa higienização da melhor forma.

Este é um objeto de decoração que deixa o ambiente mais bonito e aconchegante. Por isso, é imprescindível que esteja sempre impecável!

Para limpar o seu tapete pode recorrer a uma lavandaria ou, caso o seu orçamento não o permita, poderá fazê-lo em casa. Esta é, sem dúvida, a alternativa mais económica.

Pensando nisso, preparámos 5 dicas infalíveis para a ajudar a fazer a limpeza de forma correta e eficiente. Conheça os nossos truques de seguida!

Limpeza de tapete: Como deixá-lo bonito e cheiroso por muito mais tempo

Realizar a higienização periódica dos seus tapetes é fundamental. Seja da sala de estar, do quarto ou qualquer outro canto da casa.  E, não apenas por uma questão de estética, mas também pela sua saúde.

As fibras dos tapetes podem acumulam muita sujidade, ácaros e pó. O que muitas vezes pode alterar a sua cor e causar odores desagradáveis.

Com o intuito de a ajudar nesta tarefa doméstica, preparámos um guia para seguir na hora de efetuar a limpeza de tapete.

1 – Comece a limpeza com um aspirador de pó

O primeiro passo para higienizar o tapete é utilizar um aspirador de pó para retirar toda a sujidade e poeira das fibras.

Esta etapa é válida tanto para tapetes de cores claras quanto para as escuras, bem como para os de textura felpuda.

Assim, o aspirador é a forma mais rápida, prática e eficiente de realizar essa primeira limpeza.

2 – Produtos que pode utilizar para a limpeza de tapete

“Quais são os produtos que devo utilizar?” – Essa é a dúvida mais frequente.

Existe uma grande variedade de produtos que pode utilizar, contudo, nem precisará de se deslocar até ao supermercado. Com alguns ingredientes caseiros fará uma mistura simples que, em poucos minutos, deixará o seu tapete limpo, bonito e perfumado.

Sendo assim, pode utilizar:

Água e detergente neutro – Faça uma solução composta por água e detergente neutro, ou um sabão líquido da sua preferência.

Para facilitar a aplicação e evitar o excesso de humidade, coloque essa mistura num borrifador e aplique gradualmente em toda a extensão do tapete.

De seguida, com uma escova de cerdas macias esfregue suavemente.

Esta limpeza pode ser realizada mensalmente ou conforme a necessidade.

Vinagre e água morna – Sabia que o vinagre é outro ingrediente eficaz na eliminação de germes, odores desagradáveis e manchas superficiais?

Portanto, para esta solução utilize recipientes com partes iguais de: água morna, detergente neutro e vinagre branco. Misture tudo num único recipiente e, de seguida, aplique com um borrifador em toda a extensão do tapete. Escove sempre com cuidado!

Receita caseira – As receitas caseiras também podem ser bastante úteis. Para complementar a nossa lista de opções, apresentamos uma mistura caseira multiusos com ingredientes simples. Utilize:

  • 400 ml de água;
  • 4 colheres de álcool;
  • 200 ml de vinagre de álcool;
  • 2 colheres de sabão líquido.

Assim, esta mistura deixará o seu tapete limpo por muito mais tempo!

3 – Utilize um pano húmido para remover o excesso de produtos

Após a aplicação dos produtos, o próximo passo para a higienização do seu tapete é a remoção de todo esse excesso de mistura. Utilize água limpa e um pano macio.

4 – Coloque o tapete a secar

Mesmo que utilize um borrifador, é inevitável que as fibras do tapete fiquem húmidas. E, por isso, recomendamos que estenda o tapete ao ar livre para o secar na sua totalidade.

5 – Aplique um produto multiusos para eliminar odores indesejados

Por fim, recomendamos que borrife o tapete com uma solução anti-odores para manter a sua maciez e um aroma agradável.

Pode fazer uma mistura com água, álcool e uma pequena quantidade de amaciador de roupa. Assim, garantirá um bom resultado na sua limpeza.

Ao seguir todas estas dicas, os tapetes da sua casa estarão sempre limpos, macios e cheirosos!

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

fourteen − six =

Post comment