No dia 20 de março, tivemos o início da primavera. Uma época florida, cheia de vivacidade, com o sol a brilhar.
Esta é uma das estações preferidas dos portugueses, devido ao aumento das temperaturas. Contudo, a primavera também é responsável por agravar os problemas respiratórios.
Isso acontece devido ao tempo mais seco e à polinização das flores.
Além disso, podemos dizer que as temperaturas mais quentes, juntamente com a humidade do ar, tornam o ambiente mais propício ao aparecimento de fungos, ácaros e bactérias.
Sendo assim, o cuidado com a casa deve ser redobrado. E, com isso em mente, enumeramos para si alguns cuidados essenciais de forma a garantir o bem-estar de todos.
Saiba tudo de seguida!
O início da primavera pode agravar doenças como a rinite, asma e sinusite
Como referido anteriormente, este é um período propício a crises respiratórias. Sendo assim, é necessário adotar alguns hábitos para aproveitar a primavera de forma mais saudável.
E, algumas destas atitudes incluem a higienização correta da casa. De seguida, apresentaremos alguns cuidados que pode adotar durante o período das flores. Venha conhecê-los!
Guarde as cortinas de tecido, tapetes e outros itens
Sem dúvida, além de deixarem a casa mais bonita, as cortinas e os tapetes são muito úteis no dia a dia.
Contudo, costumam acumular muito pó. E isso não nada bom para quem sofre de crises respiratórias.
Por isso, durante a primavera, aconselhamos a deixar estes acessórios guardados.
Tenha cuidado com os insetos no início da primavera
Sabemos que a primavera é a época do ano em que aparecem mais insetos.
Sendo assim, a atenção deve ser redobrada. Principalmente se tiver crianças pequenas em casa. Portanto, uma boa dica é investir em redes mosquiteiras para portas e janelas.
Assim, continuará a entrar o ar fresco do início da primavera.
Evite ter flores em casa durante este período
Além de serem bonitas e cheirosas, as flores contribuem (e muito) para a decoração de qualquer ambiente.
Contudo, se as tem e grande quantidade pela casa, terá como consequência a libertação de muito pólen. E isso pode causar alergias em algumas pessoas.
Por isso, a nossa dica é colocar estes vasos de flores longe das janelas, por exemplo. Assim, evita as correntes de ar que podem espalhar o pólen pela casa.
Mantenha a casa sempre arejada
Por fim, além dos problemas respiratórios devido ao pólen, a primavera pode trazer consigo alguma humidade que causa mofo em casa.
Então, a fim de evitar este problema, o ideal é manter as janelas de casa abertas. Assim, os espaços estarão sempre bem arejados, além de usufruir da maravilhosa luz do sol.
A nossa dica é manter as janelas abertas durante cerca de 3h por dia. Dessa forma, com a circulação de ar, evitará a acumulação de pó e pólen pela casa.
Gostou das nossas dicas? Então partilhe este conteúdo com mais pessoas para que também elas possam evitar os problemas respiratórios causados pelo início da primavera.

