6 mitos mais conhecidos sobre a limpeza da casa

Antes de mais, podemos dizer que quando procuramos na Internet receitas infalíveis para a limpeza da casa, encontramos inúmeras opções.

Que prometem deixar a casa a brilhar. O problema é que muitas destas fórmulas mágicas não passam de mitos. Por isso, é de extrema importância saber distinguir as informações falsas, daquelas que realmente a podem ajudar.

Afinal, está à procura de processos eficazes para fazer a limpeza do seu ambiente. E, além de saber distinguir essas informações, pode acabar por evitar acidentes.

Com isso em mente, separamos para si uma lista completa dos maiores mitos sobre a limpeza que são difundidos como verdade na Internet. Saiba tudo de seguida!

Limpeza da casa: Descubra o que não funciona na hora de cuidar do ambiente

O conceito de mito está relacionado a narrativas fantasiosas. E isso é o que não falta quando se fala em receitas especiais para limpar a casa.

Conheça de seguida os principais mitos que prometem milagres na hora da limpeza do seu lar. E, o principal, não se deixe enganar!

  • Lixívia e sabão em pó é uma mistura eficaz na limpeza

Este é o primeiro mito da nossa lista. Uma vez que esta mistura pode ser muito perigosa.

Afinal, a junção dos dois produtos químicos produz a libertação do gás de cloro, extremamente nocivo para a saúde.

  • Utilizar apenas o limão e vinagre é o suficiente para limpar tudo

Mito! E dos grandes. Pois, o limão e o vinagre são substâncias consideradas ácidas. Desta forma, podem atuar na limpeza da sujidade com propriedades alcalinas, através da reação ácido/base.

Contudo, essa mistura é pouco eficaz para outros tipos de sujidade.

  • Limpar vidros e espelhos apenas com jornal

Aqui temos mais um mito muito difundido quando o assunto é a limpeza da casa.

Afinal, não é indicado esfregar jornal em vidros ou espelhos. Este processo até pode gerar algum resultado, mas pode danificar as superfícies, causando diversos riscos.

Além disso, pode escurecer o vidro devido à deposição da tinta de impressão do jornal.

  • Granitos e mármores podem ser limpos com qualquer produto de limpeza

Mito! Apesar de serem estruturas duradouras e resistentes, elas podem ser danificadas pelo uso frequente de produtos químicos.

Principalmente os produtos ácidos e alcalinos. Sendo assim, é recomendado o uso de produtos neutros para a limpeza de granitos e mármores.

  • Apenas a mopa é necessária para a limpeza da casa

Apesar das mopas estarem muitos na moda, este é mais um mito da nossa lista.

Desta forma, tanto o tipo seco como o húmido deste acessório, pode limpar qualquer tipo de superfície. Contudo, está longe de fazer uma limpeza realmente completa.

Para isso, é necessário adicionar produtos de limpeza como detergentes, desinfetantes, entre outros. Assim terá um nível de limpeza mais satisfatório.

  • O álcool 96% é bem mais eficaz que álcool 70% na limpeza da casa

Apesar de parecer verdade, trata-se de mais um mito da limpeza. À primeira vista, pode parecer que a concentração do produto é o que dita a sua eficácia.

Contudo, não é bem assim. O álcool 70% é mais indicado como desinfetante, pois possui a medida ideal para realizar a desinfeção.

Já o álcool 90% não atua como desinfetante. Isso devido à sua alta concentração que impossibilita a desinfeção de superfícies.

Gostou das nossas dicas sobre a limpeza da casa?

Então partilhe este artigo com outras pessoas a fim de evitar que estes mitos se propaguem cada vez mais na Internet, tornando-se verdades absolutas.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

9 + 18 =

Post comment