Não sabe o que fazer para limpar pisos de forma eficiente, e deixá-los a brilhar? Não se preocupe, pois esta é uma dúvida bastante recorrente.
Afinal de contas, com o passar do tempo, os pisos perdem o aspeto novo, e parecem estar sempre sujos, independentemente de serem ou não lavados.
E isso é completamente normal, uma vez que este material é o mais afetado pela sujidade do dia a dia. É então perfeitamente normal que com o tempo, comece a perder o brilho.
Contudo, existem alguns produtos e técnicas eficazes para restaurar o bom aspeto dos pisos.
Ficou curioso e deseja saber mais? Então está no lugar certo!
Continue a acompanhar o nosso post especial da semana e saiba o que fazer para higienizar os pisos e deixá-los com um ar novo.
Limpar pisos: Quando e como limpar este material
Sabemos que varrer o chão frequentemente e passar com um pano húmido é essencial para limpar a sujidade. No entanto, não é suficiente para eliminar as manchas e outros resíduos.
Para essa tarefa, é necessário alguns cuidados especiais.
Agora deve estar a perguntar-se: Mas como saber quando o piso precisa de uma higienização mais elaborada?
Isso é fácil. Se o pavimento já não tem o mesmo brilho e apresenta algumas manchas, está na hora de fazer uma higienização profunda.
De seguida apresentamos as técnicas e produtos mais indicados para limpar pisos de diferentes tipos. Fique a par!
-
Higienizar pisos de cerâmica e porcelanato
Este tipo de pavimento é muito delicado. Sendo assim, é necessário um cuidado extra no momento da limpeza.
Portanto, primeiro retire o excesso de pó com uma vassoura. Feito isso, dilua uma colher de sopa de detergente neutro em 5 litros de água. Aplique toda a solução com um pano no piso.
Para concluir a limpeza, seque-o com um pano para evitar manchas.
-
Limpar pisos de madeira
Este tipo de pavimento é muito comum nas casas devido à sua alta durabilidade. No entanto, eles também requerem alguns cuidados para se manterem sempre limpos.
Como tal, o ideal é aspirar ou varrer o piso de madeira diariamente. E quando este apresente uma maior sujidade, está na hora de fazer uma limpeza mais completa.
Para isso, pode utilizar um pano levemente humedecido em detergente neutro. A nossa dica é utilizar panos de microfibra para limpar pisos de madeira.
Isto porque, comprovadamente eles absorvem 7 vezes mais sujidade do que os panos tradicionais de algodão.
Evite colocar água diretamente neste tipo de superfície. Assim, evitará humidades no material.
-
Limpar pisos de pastilha
Os pisos de pastilha são muito comuns na cozinha e casa de banho, por exemplo.
E a sua vantagem é que não absorve os produtos com facilidade. Ou seja, não ficam encardidos ou com manchas frequentes.
Contudo, por estarem presentes na cozinha ou casa de banho, necessitam de uma limpeza frequente.
E, a nossa dica neste caso é utilizar água e detergente neutro para a lavagem do pavimento e isso pode ser feito com um pano ou com uma esponja.
Para uma limpeza mais refinada, utilize uma escova de dentes para limpar as áreas mais difíceis, como as juntas e cantos.
Seguindo estas dicas, fica muito mais fácil limpar pisos com eficiência e qualidade. Evite o uso de produtos químicos como o cloro, o desinfetante e lixívia. Eles acabam por prejudicar o aspeto do pavimento e a sua durabilidade.

